Conhecimento, formação e condições de trabalho de profissionais das infâncias
Reconhecendo a diversidade de profissionais que exercem a sua atividade com crianças, dentro e fora da escola, pretende-se acolher pesquisas e reflexões que integrem/articulem diversas temáticas, tais como: a formação (inicial, contínua e especializada) desses profissionais, discutindo dispositivos e modelos de formação; os saberes necessários às práticas educativas, incluindo os que emergem da praxis; a valorização e o reconhecimento profissional, analisando as tensões existentes, nomeadamente as condições em que os profissionais exercem a sua profissão, os fenómenos da desvalorização /precarização do trabalho docente, bem como as tendências atuais no sentido da sua desprofissionalização. As análises e reflexões críticas podem ser perspetivadas a partir de diferentes planos: político, epistemológico, pedagógico e social, e contextualizadas nos diversos espaços de ação de profissionais das infâncias, evidenciando o(s) seu(s) contributo(s) para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.