Eixo 9.

Tecnologias, democracia e risco digital

Este eixo acolhe trabalhos que analisam a relação entre infâncias e tecnologias digitais, com foco nos impactos sobre educação, saúde, lazer e cidadania desde os primeiros anos. Aborda o papel das famílias na mediação do uso dessas tecnologias, refletindo sobre a exposição precoce de crianças desde bebés a contextos digitais e propagandas, que influenciam o consumo infantil. Além disso, discute o trabalho infantil mediático, como a participação de crianças em programas de TV e campanhas publicitárias, e os desafios de proteger os seus direitos. A exclusão digital também é tema central, destacando as crianças em situação de pobreza que não têm acesso adequado às tecnologias, agravando sua marginalização e limitando oportunidades educativas e sociais. Inclui investigações e relatos de experiências com filmes, desenhos, aplicações/apps e outras produções voltadas para o público infantil, e o papel das famílias e instituições educativas na mediação desse consumo e no incentivo ao uso crítico das tecnologias. O eixo debate a importância de políticas públicas que garantam os direitos das crianças nos ambientes digitais, promovendo a inclusão e a segurança. Discute ainda a necessidade de formação inicial e continuada de educadores para integrar as tecnologias de forma ética e responsável, equilibrando inovação tecnológica e proteção infantil. Assim, a proposta é contribuir para o debate sobre pedagogias que promovam infâncias conectadas, conscientes e inclusivas, fortalecendo o diálogo entre conhecimento, política e comunidade.