XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa | SIIE 23
XXV International Symposium on Computers in Education | SIIE 23

Oradores convidados

Dia 16 de novembro

José António Moreira

José António Moreira é doutorado e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É Licenciado em História da Arte pela mesma Universidade.
Para além disso, possui um Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação, também pela Universidade de Coimbra e uma pós-graduação em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e ainda um Curso de Realização Cinematográfica.
É Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância e Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb). Investigador e Coordenador do Centro de Estudos de Pedagogia do Ensino Superior do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra e Coordenador Estrangeiro do Grupo de Investigação em Educação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (GPe-dU – UNISINOS/ CAPES-CNPq), Brasil.
Professor Colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Contemporaneidade, Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor Convidado do Curso de Especialização em Educação e Tecnologias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil.
Desde 2020 é coordenador do Curso de Docência Digital para Docentes do Ensino Superior da Universidade Aberta.
Atualmente coordena o Projeto “Educação Digital em Estabelecimentos Prisionais em Portugal (UAb) e é Investigador Estrangeiro Responsável pelo Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PRINT: “Transformação Digital e Humanidades: Educação, Comunicação e Tecnologias” (UNISINOS/UAb).

O PARADIGMA EMERGENTE DA EDUCAÇÃO DIGITAL EM REDE. COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO NECESSÁRIAS.

Resumo

A evolução das tecnologias e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Tendo, pois, em consideração este contexto, o objetivo desta comunicação é apresentar a proposição de um paradigma que se define e se constrói, também em espaços virtuais, em rede e que necessita de atores humanos “competentes” que compreendam como se pode construir uma educação de qualidade nesses cenários emergentes.


Dia 17 de novembro

Helen Crompton

A Dra. Helen Crompton é a Diretora Executiva do Instituto de Investigação para a Inovação Digital na Aprendizagem (RIDIL) da ODUGlobal e Professora de Tecnologia Instrucional na Old Dominion University (ODU). É também a Diretora do Laboratório de Realidade Virtual da ODU. Possui 30 anos de experiência no setor da educação e um doutoramento em tecnologias educativas e educação matemática pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Recebeu inúmeros prémios nos EUA e no seu país natal, Inglaterra, pelo seu trabalho na integração das tecnologias, incluindo o prémio SCHEV para o Professor Extraordinário da Virgínia. É consultora de vários governos e organizações bilaterais e multilaterais, como as Nações Unidas e o Banco Mundial, sobre temas relacionados com a tecnologia educativa. É também consultora de organizações como a International Society for Technology in Education (ISTE). Faz parte da lista dos 2% melhores cientistas do mundo da Universidade de Stanford e publicou mais de 150 artigos sobre integração tecnológica.

COMO A IA GENERATIVA ESTÁ A MUDAR A PAISAGEM EDUCACIONAL

Resumo

Embora a Inteligência Artificial (IA) já exista há algumas décadas, recentemente ela fez avanços poderosos que mudaram o cenário educacional. Programas de IA generativa, como o ChatGPT, fizeram com que os educadores questionassem como as atividades são projetadas e como avaliamos o conhecimento dos alunos. Embora existam limitações para esses programas de IA, o potencial é abundante em fornecer suporte aos educadores no ensino, incluindo ajuda na redação de planos de aula, avaliações, resumos e ideias de ensino, e suporte aos alunos na aprendizagem, como tutoria personalizada, preparação para exames e estratégias de estudo. Esta sessão fornecerá o que precisa saber para que os alunos usem a IA de forma positiva e adequada bem como estratégias concretas para melhorar o ensino e a aprendizagem com essas ferramentas.