Programa detalhado
Dia 16 de novembro de 2023
9h00 – 09h30 – Átrio – Receção dos participantes
9h30 – 10h00 – Anfiteatro – Sessão de abertura
João Torres
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Comissão Organizadora)
Cristina Azevedo Gomes
Escola Superior de Educação de Viseu do Politécnico de Viseu (Steering Committee)
Carla Alexandra Potrica Guerreiro
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal
João Pires
Diretor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
10h00 – 11h00 – Anfiteatro – Conferência plenária 1
Moderação – Maria do Rosário Rodrigues
O PARADIGMA EMERGENTE DA EDUCAÇÃO DIGITAL EM REDE. COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO NECESSÁRIAS.
José António Moreira
11h00 – 11h30 – Coffee break
11h30 – 13h00 – Anfiteatro – Comunicações 1
Moderação – Neuza Pedro
#31 – The Use of Immersive Virtual Reality in Educational Practices in Higher Education: A Systematic Review
Daniela Rocha Bicalho, João Manuel Nunes Piedade, João Filipe de Lacerda Matos
#19 – Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior: Comunicação e Colaboração com Tecnologias Digitais
Ana Luisa Oliveira Pires, Maria do Rosário Rodrigues
#34 – Inteligência Artificial e investigação académica: um estudo exploratório com estudantes de mestrado
Teresa Gouveia, Rui Raposo, Nídia Salomé Morais
#37 – Class Type Preferences: before, during, and after the pandemic
Cristina Chuva Costa, Anabela Gomes
13h00 – 14h30 – Almoço
14h30 – 16h30 – Anfiteatro – Comunicações 2
Moderação – Anabela Gomes
#8 – Hacia una propuesta para la medición de la calidad en uso de sistemas CSCL para el aprendizaje de la programación: el caso de estudio de COLLECE 2.0
Rafael Duque, Sergio Salomón, Miguel Ángel Redondo, Ana Isabel Molina, Manuel Ortega
#26 – In heaven as on earth: The performance of students is as good as it is the digraph that describes their behavior
Luis Castillo, F. Sánchez-Carrascosa, M. Ruiz-Martínez, J. Fdez-Olivares
#35 – Bacia do Rio Doce – aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais: formação continuada híbrida no Projeto Rio Doce Escolar
Manoel A Polastreli Barbosa, Antonio Donizetti Sgarbi
#43 – Uso de micro mundos en el aprendizaje de conceptos básicos de programación, para futuros profesores de educación infantil
Sergio Cavero, Liliana Patricia Santacruz Valencia
#57 – A study on the Motivation of Computer Science Students to Learn Programming
Leonardo Silva , Anabela Gomes, Ana Rosa Borges, Verónica Vasconcelos, António José Mendes
#51 – Scaffolding for Visual Programming: Design and Evaluation of a Model-Driven Engineering Approach
Darwin Omar Alulema Flores, Maximiliano Paredes-Velasco
14h30 – 16h30 – Sala1 – Comunicações 3
Moderação – Ana Loureiro
#23 – STEM Career Aspirations Among Portuguese Secondary School Students
Teresa Ribeirinha, Marisa Correia, Mónica Baptista
#39 – Development of Computational thinking through the micro:bit: an experience in the ICT subject
Pedro Brandão, Neuza Pedro, Alexandra Carvalho
#47 – Contradições na apropriação da EaD na educação brasileira durante a Covid-19
Cecília C Vieira, Patrícia Ramiro Silva Souza, Fabrício Santos Dias de Abreu
#64 – e-Campus: concept and design of a virtual campus to support Distance Learning in a Polytechnic Institute
Ana Loureiro, Inês Messias, Dina Rocha
#68 – Estudo sobre uma UC de formação inicial de professores, na perspetiva dos estudantes
Maria do Rosário Rodrigues, João Vítor Torres, João Carlos Grácio
16h30 – 17h00 – Coffee break
17h00 – 18h00 – Átrio – Mostra tecnológica
Beltrão Coelho | Smart | AREAL | Promethean
18h00 – 19h00 – Átrio e pátio das amendoeiras – Programa social
Tuna académica
Carlos Xavier e Filipe Fialho
Magusto
Dia 17 de novembro de 2023
9h30 – 11h00 – Anfiteatro – Comunicações 4
Moderação – Eduarda Ferreira
#11 – Young people’s digital competences: does gender matter?
Eduarda Ferreira, Maria João Silva
#28 – Promoting global awareness of the SDGs in the classroom through the SDGCalendar platform
Ezequiel Jiménez-García , Gabriel Guerrero-Contreras, M. Carmen de Castro-Cabrera, Sara Balderas-Díaz
#48 – Dificulates en una Experiencia de Aula Invertida con Evaluación Continua y Autorregulación
Martín Liz-Domínguez, Manuel Caeiro Rodríguez, Fernando A. Mikic-Fonte, Martín Llamas-Nistal
#61 – HerStory: combating gender stereotypes by highlighting women’s contribution to the history of societies
Lucía García-Holgado, Erika García Silva, Dimitra Sofianou, Francisco J. García-Peñalvo, Emily Psara, Sonia Verdugo-Castro, Antrea Kosta, Miguel Á. Conde
9h30 – 11h00 – Sala1 – Comunicações 5 (em Inglês)
Moderação – João Grácio
#21 – GeoGebra applet to learn programming and debugging in mathematics lessons
Wahid Yunianto, Guillermo Bautista Jr, Charitas Indra Prahmana
#25 – OntoCnE, characterizing Learning Resources for training Computational Thinking
Cristiana Araújo, Pedro Rangel Henriques, João José Cerqueira
#38 – Integration of Large Language Models into Higher Education: A Perspective from Learners
Katerina Zdravkova, Fisnik Dalipi, Fredrik Ahlgren
#69 – Reflexões em torno de um projeto de robótica educativa na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
João Carlos Grácio, João Torres, Maria do Rosário Rodrigues, Ana Chambel, Miguel Figueiredo
11h00 – 11h30 – Coffee break
11h30 – 13h00 – Anfiteatro – Comunicações 6
Moderação – Cristina Azevedo Gomes
#12 – Educational robotics and programming in inclusive educational settings: a scoping review
Ana Claudia Loureiro, Manuel Meirinhos
#13 – Potencialidades e Desafios do Uso de Fundamentos da Gamificação em um Curso Online Aberto e Massivo
Mariella Berger Andrade, Marize Lyra Silva Passos
#20 – Aprendizagem Baseada em Jogos: Uma Estratégia para o Ensino de Conteúdos Programáticos em Contexto de Sala de Aula
João M Batista
#49 – Jogos Educativos Digitais para aprender matemática
Catarina Delgado, Fátima Mendes
11h30 – 13h00 – Sala1 – Comunicações – 7
Moderação – J. Ángel Velázquez Iturbide
#33 – Wikipedia in University Program: meta-analysing the actors in the lusophone page
Filomena Pestana, Teresa Cardoso
#50 – Videojuego Educativo “Scratch Estadístico” para la enseñanza de Estadística
Antonio de la Hoz Ruiz, Hijón Neira, Raquel
#56 – Un rastreador para la formación del profesorado en el lenguaje ScratchJr
J. Ángel Velázquez Iturbide, David de Vicente Peña, Eva López Puente
#62 – Instructional Design Models for Immersive Virtual Reality – A systematic literature review
Maria Castelhano, Leonel Morgado, Daniela Pedrosa
13h00 – 14h30 – Almoço
14h30 – 16h00 – Anfiteatro – Comunicações 8
Moderação – Bianor Valente
#22 – Participatory design of a high-fidelity prototype of an essential learning curricular tool
Bianor Valente, Maria João D Silva, Pedro Sarreira
#30 – Fatores que incidem positiva e negativamente na iniciativa para inclusão das TIC no currículo do ensino secundário: o caso das escolas secundária do Namibe (a distância)
Santana P BUNGA
#42 – Assessment of learning Mediated by Digital Technologies in the Context of Environmental Education: Teacher Training through a MOOC Course
George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Marize Lyra Silva Passos
#53 – Aprendizagem colaborativa no ensino superior: o papel do Padlet no desenvolvimento de competências de escrita académica
Mariana O Pinto
14h30 – 16h00 – Sala1 – Comunicações 9
Moderação – Célia Mestre
#10 – Exploring the Potential of Modern Board Games to Support Computational Thinking
Fábio Daniel Machuqueiro; João Piedade
#29 – E-Assessment Systems: An Evaluation Framework from the Perspective of Higher Education Experts
Pedro Isaias, Paula Miranda, Sara Pifano
#32 – Wikipedia and MediaWiki: two key elements of a Wikipedagogy practice
Teresa Cardoso, Filomena Pestana
#65 – A emergência da algoritmia no 1.º ano de escolaridade: um estudo no âmbito das Aprendizagens Essenciais de Matemática
Célia MMV Mestre, Isabel Guerra, Cristina Martins, Cândida Tourais
16h00 – 17h00 – Anfiteatro – Conferência plenária 2
Moderação – Ana Rute Martins
COMO A IA GENERATIVA ESTÁ A MUDAR A PAISAGEM EDUCACIONAL
Helen Crompton
17h00 – 17h30 – Coffee break
17h30 – 19h00 – Anfiteatro Comunicações 10
Moderação – Rosa Carro
#40 – Aprender enseñando: creación de tutoriales con TutoApp en el ámbito de formación profesional
Sonia Ruiz-Olmedilla, Isaac Lozano-Osorio, Maximiliano Paredes-Velasco
#45 – Evasão escolar na Rede Federal de Ensino do Brasil: é um atributo inerente ao indivíduo ou ao contexto organizacional
Jabson C Dias, Adriano Nascimento da Paixão, Tadeu Lucena da Silva, David Nadler Prata, Marco Antônio Juliatto
#46 – Instruments for the assessment of perception and attitude towards computational thinking
Gara Miranda, Rafael Herrero-Álvarez, Eduardo Segredo, Helena Bonache, Enrique Callejas, Coromoto León
#60 – Application for the academic management of supervised clinical practicals for the Degree in Nursing
Rosa M Carro, Pablo Izaguirre, María Isabel Guzmán Almagro, Ana Isabel Parro-Moreno
17h30 – 19h00 – Sala1 – Comunicações 11
Moderação – Manuel Palomo-Duarte
#27 – Reto de ecuaciones, an app to support mathematics lessons
Pablo Delgado-Rodriguez, Raquel Hijón Neira, Celeste Pizarro Romero
#41 – Uso de Modelo Grande de Lenguaje en un curso de Bases de Datos: una visión vía TAM
Manuel Palomo-Duarte, Rubén Baena-Pérez, Andrés Muñoz, Antonio Balderas, Juan Manuel Dodero
#52 – Esquemas de Metadatos Reconfigurables con Elementos Multivaluados: Hacia la Gestión de Repositorios Educativos Mediante Gramáticas Formales en la Plataforma Clavy
Joaquín Gayoso-Cabada, Mercedes Gómez-Albarrán, José Luis Sierra Rodríguez
#59 – Teach the importance of logic (programming) in Computer Engineering and why it is important
Joaquín Arias
19h30 – 21h30 – Jantar do XXV SIIE
Dia 18 de novembro de 2023
9h30 – 11h00 – Anfiteatro – Comunicações 12
Moderação – Henrique Gil
#4 – Utilização do software Pixton como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem
Henrique Gil, Joana Vitorino
#7 – Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEB
Henrique Gil, Rute Mateus
#17 – The portfolio as a tool for learning and assessment in the Internship in Teaching Informatics
Ana Claudia Loureiro, Ana Isabel Santos
#18 – Propuesta de enseñanza de la programación a futuros profesores de Educación Primaria basada en el uso de la Taxonomía de Bloom
Pedro Paredes, Diana Perez-Marin
9h30 – 11h00 – Sala1 – Comunicações 13
Moderação – Sílvia Couvaneiro
#44 – PRO(g)NATURA: technologie and outdoor education as a complement to improve the child learning process
Isabel Duque, Ricardo Almeida, Marlene Migueis, Emília Bigotte de Almeida
#55 – Neuroeducation: Guidelines for Computational Thinking training
Cristiana Araújo, Pedro Rangel Henriques, João José Cerqueira
#63 – Teacher training at the Federal University of ABC during the Covid 2019 pandemic: Results, Challenges and Future Perspectives
Carolina C. Carvalho, Carla Lopes Rodriguez, Marcella dos Santos Abreu
#70 – Project-Based Learning in the curricular unit ICT in Professional Contexts – perceptions of Sociocultural Animation students
Sílvia Roda Couvaneiro, João Grácio, Ana Rute Martins
11h00 – 11h30 – Coffee break
11h30 – 13h00 – Anfiteatro – Painel
Moderação – João Torres
TEMAS ATUAIS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Martinha Piteira, Celestino Magalhães e João Piedade
13h00 – 13h30 – Anfiteatro – Sessão de encerramento
Miguel Figueiredo
Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (Comissão Organizadora)
Ana Chambel
Escola Superior de Educação do Politécnico de Setúbal (Comissão Organizadora)
António José Mendes
Universidade de Coimbra (Steering Committee)
Ângela Lemos
Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal